quinta-feira, 13 de março de 2014

Mega Exposição Sobre David Bowie em São Paulo

Uma exposição para ver e ser ouvida. Em três andares estão espalhadas cerca de 300 peças entre figurinos, trechos de filmes e escritos originais de um dos maiores ídolos da música, o inglês David Bowie. As roupas usadas na turnê Alladin Sane e no clipe Life on Mars? estão lá. Há ainda imagens menos conhecidas, como um cartaz em que ele aparece vestido de Andy Warhol. Sensores espalhados pelas salas detectam a presença do visitante e iniciam o áudio de documentários e entrevistas, garantindo a imersão no mundo do artista. Fones de ouvido também produzem a trilha sonora de todo o trajeto. A mostra apresenta ainda croquis desenhados pelo próprio Bowie, rascunhos de letras de canções, instrumentos que fizeram história nos palcos e quadros que provam que o cantor tem talento com as tintas. 


A mostra David Bowie, organizada pelo Victoria and Albert Museum (V&A) e importada de Londres pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), fica em cartaz até 20 de abril, em São Paulo.

Em espaços variados do museu, a exposição é baseada no “The David Bowie Archive”, acervo pessoal do artista que conta através de setlists, letras de música, instrumentos, desenhos, figurinos originais e trechos de filmes e shows a trajetória de Bowie.

O MIS também promove o lançamento do livro David Bowie, que será lançado pela editora Cosac Naify. A publicação é o primeiro registro biográfico com acesso ao “The David Bowie Archive”, arquivo do artista que deu origem à exposição. No site da editora algumas imagens do livro estão disponíveis: veja no link

Uma das figuras mais veteranas do Rock que ainda angaria fãs e permanece vivaz mesmo com o passar de décadas e modismos é David Bowie. O músico ficou marcado como símbolo pela ousadia tanto no som que produzia quanto na sua estética camaleônica. Considerado como um grande percursor do Art Rock e do Glam Rock, Bowie agradou desde então diferentes públicos pela sua inventividade e a criação de alter-egos - Como se esquecer do andrógino e lendário Ziggy Stardust?

O retorno de Bowie aos estúdios e seu mais recente álbum de estúdio, The Next Day, depois de dez anos sem lançar novidades, aguça agora os fãs e entusiastas da música a visitar sua mostra David Bowie Is, que faz sua primeira passagem ao Brasil em parceria com o Museu da Imagem e Som (MIS), em São Paulo, e conta com a curadoria de Kathryn Johnson, Victoria Brockes e Geoffrey Marsh.

O público interessado por moda e peças de vanguarda deve se programar para passar pelo Museu para conferir as extravagâncias e tendências delirantes do vocalista que trabalhou ao lado de estilistas como Kansai Yamamoto na turnê do disco Aladdin Sane, em 1973, criador do macacão modernista de vinil. Vestuários como o terno azul claro usado na gravação do curta feito para Life on Mars? e o conjunto de calça e jaqueta multicoloridos de Freddie Burretti, feito para a turnê Ziggy Stardust, também são pontos de destaque no evento.

A influência de Bowie e sua criatividade são desmembradas na exposição que conduz o visitante a ver como tais ações do roqueiro reverberam na cultura Pop. O MIS ainda preparou uma área externa intitulada como Estúdio Bowie, na qual as pessoas que passam pelo museu podem mostrar seu lado fã e dar a própria voz a canções hit do músico em um karaokê recheado de faixas como Heroes, Let´s Dance, Changes, Space Oddity e Starman.

Exposição David Bowie
31 DE JANEIRO A 20 DE ABRIL DE 2014
Terças e sextas, das 12h00 às 21h00; sábados, das 10h00 às 21h00, domingos e feriados, das 11h00 às 20h00
MIS SP – Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – SP)
Tel: (11) 2117-4777
Ingressos na bilheteria do MIS – R$ 10 (há venda de meia entrada) ou antecipados no site Ingresso Rápido (LINKe nas lojas Ibirapuera, Bourbon e Frei Caneca da Youcom a R$ 25